QUALIDADES QUE OS MINISTROS DA DANÇA DEVEM SEMPRE BUSCAR:

QUALIDADES QUE OS MINISTROS DA DANÇA DEVEM SEMPRE BUSCAR:

 

  • Ter um chamado de Deus para o ministério: Não basta gostar e ter habilidade para dançar, é preciso ter um chamado. Estar no centro do propósito de Deus para as nossas vidas é um dos princípios básicos para termos um ministério ungido. A liderança da igreja deve orar por alguém que possua ambas qualidades: o chamado e a habilidade. "Eis que chamei pelo nome a Bezalel... e o enchi do Espírito de Deus, de habilidade, de inteligência e de conhecimento, em todo artifício..." Ex 31: 1,3. Quem nos escolhe e nos capacita é Deus, precisamos estar abertos para a entrada do Espírito Santo em nós, precisamos nos esvaziar das coisas do mundo para sermos cheios do mover de Deus. Para sabermos se temos um chamado para a dança profética, precisamos estar em perfeita comunhão e intimidade com Deus para que Ele nos capacite e nos chame verdadeiramente. Devemos nos colocar no centro da vontade de Deus, através do jejum e oração, é assim que nos fortalecemos para a vinda do Espírito Santo.
  • Ter habilidades para o ministério: Precisamos estar dispostos a desenvolver nossas habilidades para a area da dança. Devemos ter ensaios regulares nos quais buscaremos através da presença de Deus desenvolvermos nossas técnicas corporais.
  • Precisa ser um adorador: A adoração vai muito além das ministrações realizadas nos cultos e eventos. É de extrema importância que cada um tenha seu tempo de devocional e intimidade com Deus, e em todo o momento adorá-lo, na escola, na faculdade, no trabalho, junto dos amigos... Através de diálogos com Deus constantes que podemos conhecer sua vontade para nossas vidas. Adoração é uma honra que prestamos à Deus em virtude do que Ele é e significa para nós. Sua adoração vai depender do que você o considera e significa em sua vida, afinal devemos adorá-lo não somente em espírito mas também em verdade. É impossível prestarmos a verdadeira adoração, quando o Espírito Santo é relegado a segundo plano ou parcialmente acreditado; como é tão comum dentro de tantas igrejas e tantos corações. “E todos os anjos estavam em pé ao redor do trono e dos anciãos e dos quatro seres viventes, e prostraram-se diante do trono sobre seus rostos, e adoraram a Deus” Apocalipse 7:11
  • Ter maturidade espiritual: Ter um caráter de adorador consiste em ter uma vida de santidade, de entrega e renúncia diante de Deus, além de um coração humilde, submisso e ensinável. Pessoas imaturas ou novas na fé, não devem fazer parte do ministério com danças. O líder como os demais, deve então ser exemplo em maturidade e caráter, para que o ministério cumpra seu propósito.
  • Sensibilidade espiritual: A sensibilidade Espiritual é algo fundamental. Deve-se buscar em oração antes da ministração, qual é a direção de Deus para aquele momento. Às vezes o Espírito nos dirige a ministrar com bandeiras profetizando às nações, em outros momentos o Senhor nos dirige em relação ao o que dançar e como fazê-lo. É necessário que o dirigente entenda que através da dança nós oramos, intercedemos, profetizamos, louvamos e adoramos. Tudo isto tem que ser feito debaixo de uma direção de Deus e para isto é necessário ter sensibilidade.
  • Preparo em oração: É fundamental que antes de uma ministração, o grupo ganhe tempo em oração diante de Deus. Se lavando diante de Deus, se consagrando, profetizando e buscando direção para aquele momento. Infelizmente ainda acontece muito do grupo de dança chegar no culto em cima da hora da ministração, ou gastar horas com a arrumação das roupas, do cabelo, da maquiagem e ficar somente alguns poucos minutos orando. Devemos sim sermos excelentes nas vestimentas e na forma de nos apresentarmos diante de Deus, mas devemos nos lembrar que esta excelência deve ser também de coração, nos apresentando pra Deus em santidade e intenso desejo da presença dEle. Acredito que na adoração com a dança Deus não vê dança, vê corações. Portanto nosso coração deve estar limpo e adornado para que o nosso louvor e adoração cheguem ao coração de Deus.
  • Estar em sintonia com o dirigente de Louvor com música: Para que haja ordem no culto, os ministros de louvor com dança, devem estar em sintonia com o dirigente de louvor com música. Devemos estar atentos para direções como: Vamos nos curvar diante de Deus, Vamos aplaudir ao Senhor, Vamos nos aquietar...
  • Ter unção de Deus: Quando Deus nos capacita nos dando unção e habilidade para realizarmos a sua obra, que no nosso caso é a dança, Ele espera que nós andemos sempre em santidade e obediência conforme sua vontade. Se é Deus quem nos escolhe e nos chama para servimos à Ele, somente o mesmo pode tirar de nós a unção que nos foi dada. Dessa forma, podemos sim perder a unção se não andarmos nos caminhos de Deus. Portanto é notável que a unção é tão importante quanto a técnica, talvez até mais. Uma vez que, somos como pontos de convergência (recebemos de Deus e transmitimos à igreja) se não estamos tendo a unção vinda de Deus, não temos o que transmitir às pessoas que muitas vezes podem estar precisando de cura, libertação, exortação...deixando assim de cumprirmos a vontade de Deus e de experimentarmos a sua Glória. Devemos sempre lembrar também que a unção é a aprovação de Deus sobre nossas vidas. "Portanto meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é em vão no Senhor." 1 Coríntios 15:58. Sabemos que tudo o que fazemos para a obra de Deus não é em vão, mas será que estamos mesmo fazendo para Deus ou estamos fazendo para homens? Por isso é tão necessário para um ministro de dança vigiar e orar a todo momento para que não caia em tentação! (Mt 26,41)
  • Buscar a santidade e ser exemplo: Sinônimos de andar em santidade são: corte ou separação de algo impuro e consagração ao que é puro. Buscar santidade requer fugir da aparência do mal vigiando e requer também ter uma vida de oração. Santidade vem de Santo, devemos seguir o exemplo de Jesus na terra, que mesmo sendo "homem" não pecou! O pecado precisa ficar longe da vida do cristão que deseja imitar a Cristo e principalmente deseja exercer um ministério na igreja. Devemos ser exemplo de bons cristãos em todos os lugares que formos e em todos os momentos de nossas vidas. Sabemos que o dia a dia nos impulsiona a pecar constantemente e a neglicenciar as vontades de Deus em nossas vidas, mas através de muita oração e de vigiarmos nossas atitudes, pensamentos e nosso falar, é que podemos nos separar do mundo e nos santificarmos. Não devemos ser iguais aos outros, devemos ser mansos e humildes de coração. É através do bom testemunho de vida que outras pessoas se achegarão à nós com o intuito de conhecer o nosso Deus que nos transformou e nos liberta todos os dias. Todos nós pecamos, isso é fato, mas quem busca a santidade reconhece seu erro e com coração contrito e humilde se quebranta diante de Deus e pede perdão, reconhecendo que é através da misericórdia do Senhor que se pode recomeçar a cada manhã. E, jamais esquecer que quem deseja ter santidade deve sempre se afastar das coisas do mundo (“Sabemos que somos de Deus, e que o mundo inteiro jaz no maligno”… 1 João 5:19) se voltando incansavelmente para as coisas de Deus que nos prepara de fato as melhores coisas da vida e o mais importante, a salvação.