É pecado dançar nos cultos?
É PECADO DANÇAR NOS CULTOS???
Venho trazer uma reflexão sobre esse assunto polêmico atualmente no meio cristão.
Sabemos que existem pelo menos 4 posicionamentos das igrejas referentes a dança:
1- É proibido qualquer tipo de dança, uma vez que consideram sendo um pecado (seguem apenas o Novo Testamento).
2- Pode-se haver dança na igreja mas apenas na forma de coreografia, geralmente em eventos ou festividades.
3- Acreditam na dança espontânea durante o louvor nos cultos, assim como nas coreografias, como forma de adoração.
4- Liberam geral, permitem danças em diversificados ritmos e até promovem shows, espetáculos e baladas.
Os que acreditam ser pecado a dança no culto, se baseiam na ideia de que no Novo Testamento não há pronunciamento a favor
das danças como forma de adoração ordenada por Deus. Como muitas outras expressões físicas de louvor (sacrifícios de animais, incenso, bater palmas, instrumentos musicais), danças de louvor pertencem à Antiga e não à Nova Aliança. Ainda, se fundamentam que as passagens do Antigo Testamento que falam sobre dança (Êxodo 15:20: Miriãm dançou em momento de júbilo e alegria; II Samuel 6:14: Davi também dançou em alegria quando levava a arca do Senhor, a presença de Deus, para a cidade de Jerusalém; e, outras passagens em Salmos 149:3, 150:4; Jeremias 31:13, 31:4; Lamentações 5:15), não explicitam a dança dentro do templo, mas sim fora e dessa maneira, não se deve incluir danças como parte da liturgia evangélica. Já, os que defendem a dança nos cultos se partem das mesmas passagens do Velho Testamento para mostrar que as pessoas na época também dançavam e que Deus se agradava dessa forma de adoração. Também se baseiam no fato de que no Novo Testamento praticamente não há pronunciamento de Jesus em relação as danças, então se não é citado também não pode-se dizer que seja totalmente condenado.
Muitos denominam a dança nas igrejas evangélicas como um "modismo" jovem da atualidade, que veio para atrair pessoas, mais propriamente jovens, com aspectos supérfluos e superficiais. Muitas apresentações de funk, forró, axé, samba, hip hop, ballet e outros vem chamando mais atenção nas igrejas que o próprio evangelho ou o momento de recebermos a palavra no culto (que vem diminuindo a duração/tempo consideravelmente). Afirmam que muitos homens vem dançando como mulheres, e muitas danças vem sendo carregadas de movimentos sensuais e vexatórios. Defendem então, que não há base bíblica nenhuma para se introduzir danças no culto, tampouco para chamá-las de ministério; que Deus não condena a dança mas também não a inclui na liturgia dos cultos.
Porém, nós do Ministério de Dança Renascer somos adeptos do 3 posicionamento. Dançamos a dança espontânea que chamamos de profética durante os louvores no culto, porque acreditamos que essa seja uma forma de adoração agradável aos olhos de Deus e sabemos que "Deus criou TODAS as coisas e para Ele foram criadas" (Apocalipse 4:11), portanto, o pecado está no coração do homem, na intenção, não nas coisas.
Jesus explicava aos seus discípulos “ O que sai da pessoa é o que a faz ficar impura. Porque é de dentro, do coração, que vêm os maus pensamentos, a imoralidade sexual, os roubos, os crimes de morte, os adultérios, a avareza, as maldades, as mentiras, as imoralidades, a inveja, a calúnia, o orgulho e o falar e agir sem pensar nas consequências. Tudo isso vem de dentro e faz com que as pessoas fiquem impuras. (Marcos 7:20-23)”
Em Mateus 11:16-17 Novo Testamento, vemos:
"Mas, a quem hei de comparar esta geração? São como crianças que, sentadas nas praças do mercado, ficam gritando uma às outras: ‘Nós vos tocamos músicas de casamento, mas vós não dançastes; entoamos lamentos fúnebres e não pranteastes!’.
Como bons cristãos devemos ter discernimento de que nem todo estilo de dança foi feito para honrar a Deus, muitas vezes o desejo carnal, o mal existente no coração humano, tem tomado conta da dança que se pode perceber através dos movimentos sensuais, das vestimentas...mas, isso é uma sabedoria que vem dEle. Portanto, devemos cuidar para que não sejamos dominados pelos desejos da carne, para não sermos influenciados por nossos corações pois “Enganoso é o coração" (Jeremias 17:9)”, invés disso façamos como Davi fez guardando no coração a palavra de Deus para não pecar contra o Senhor (“Salmos 119:11). Desse modo, devemos nos preocupar se a nossa dança está sendo uma adoração verdadeira para Deus, se estamos o adorando em espirito e em verdade (se estamos o adorando não apenas na igreja mas ainda mais, no nosso dia-a-dia) e se estamos agradando a Deus fazendo a sua vontade?
Se o seu coração está em Deus e nas suas obras então porquê não usar de meios que o próprio Pai criou, para conseguir ganhar almas para o Reino? Porquê não adorá-lo com o dom que Deus nos deu para que usemos para a sua Glória?
Por fim, não importa a forma como você adora, se é cantando, dançando, pulando, o que não podemos tentar fazer é criar uma doutrina para embasar a arte da dança em si. Muito pelo contrário, a dança é uma ferramenta que alguns (com talento e dom pra isso) podem usufruir; a dança tem o papel de enfatizar a mensagem bíblica (muitas vezes é usada para representar a letra de um hino, usada para profetizar, para convencer o homem através da presença do Espírito Santo...) e para nós ministros, a dança serve também para nos aproximar mais de Deus durante o louvor, uma vez que, podemos saltar de alegria, levantar as mãos, nos prostrar na presença do Pai, e o adorarmos de forma única...quantas pessoas nos cultos sentem vontade de dançar, de se mexer, de bater palmas e de saltar de alegria na presença de Deus (em sua casa) mas são reprimidas por doutrinas do homem????
E será que, só porquê o Novo Testamento não fala de danças como o Antigo, devemos rasgar o Velho e ficar só com o Novo??
Vamos refletir e pedir discernimento à Deus. Mas que tudo seja feito com ordem e decência na casa do Senhor, sabendo que nós somos o seu templo e com isso devemos sempre buscar a santidade dentro e fora da igreja, perto ou longe dos nossos irmãos em Cristo.
Fiquem na paz.
Danielle Gatti, líder do Ministério de Dança Renascer
"eu não quero ministrar só com palavras,
Mas também com atitudes meu Senhor
Que a minha vida seja a expressão
Do fluir da Tua Glória
Do fluir do Teu Amor
Vem moldar os sentimentos em minh'alma
Quero ser segundo o Teu coração
Pra ser Sal da Terra e Luz do Mundo
Um canal da Tua Poderosa Unção" (Sal e Luz de Nani Azevedo)